sábado, 5 de novembro de 2016

Cuidado com as bactérias

Objetos apresentam grande quantidade de bactérias
Aline Naoe, do USP Online

Bactérias estão presentes nas situações comuns e cotidianas


Botões de elevador, teclas de caixas eletrônicos, relógio de ponto biométrico. Locais aparentemente inofensivos se comparados às salas de isolamento, laboratórios e contêineres de lixo infectado são, na verdade, porto seguro para uma miríade de micro-organismos que causam as temidas infecções hospitalares. Foi utilizando uma tecnologia chamada sequenciamento de nova geração que uma equipe do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (IMT) da USP conseguiu identificar uma quantidade surpreendente de bactérias em superfícies frequentemente tocadas com as mãos dentro do Hospital das Clínicas (HC), maior complexo hospitalar da América Latina, ligado à Faculdade de Medicina (FM) da USP.
Métodos modernos de biologia molecular, com equipamentos que conseguem ler rapidamente milhões de fragmentos de DNA ao mesmo tempo, permitem análises antes impossíveis de fazer. Assim, o grupo liderado pelo pesquisador Sabri Sanabani coletou amostras que resultaram na identificação de 926 famílias de 2.832 gêneros de bactérias. Algumas delas, como a Salmonella enterica e a Staphylococcus aureus, podem ser perigosas, inclusive, para pessoas saudáveis, como os familiares e servidores, “mas especialmente perigosos para os pacientes imunocomprometidos, como pacientes com câncer submetidos a quimioterapia, e transplantados e pacientes que são HIV positivo”, ressalta.
Segundo Sanabani, pela própria metodologia utilizada, sabia-se de antemão que o resultado seria um número grande de bactérias, já que o foco eram superfícies de contato de áreas de grande circulação. “No entanto, a enorme diversidade de população bacteriana foi uma verdadeira surpresa para nós”, afirma.
Os resultados do estudo, publicados no International Journal of Environmental Research and Public Health, foram encaminhados ao HC e a equipe já se colocou à disposição para fazer as análises novamente para avaliar melhoras na higiene.
Saúde pública
O pesquisador explica que é impossível haver um hospital livre de germes, mas aponta caminhos, como campanhas educativas que alertem sobre higiene. Ele sugere, por exemplo, uma voz automatizada nos principais ambientes do hospital, como corredores, salas de espera e pronto-atendimento, que chame a atenção para a importância da higiene das mãos.
Outra medida básica apontada pelo especialista é a limpeza. “A limpeza completa e eficiente remove mais de 90% dos microrganismos. Ela tem que ser realizada de uma forma padronizada, ou se possível, por meios automatizados para garantir um nível adequado de higienização”. Segundo Sanabani, um ponto fundamental é que exista ampla oferta de pias com sabão liquido e papel toalha, bem como álcool antisséptico.
A pesquisa chama a atenção para a necessidade de compreender melhor as comunidades de bactérias nos hospitais e de investigar como esses agentes são transmitidos de lugar para lugar e de pessoa para pessoa. “É extremamente importante ter um estudo como este realizado pelo nosso grupo, para podermos avaliar o estado atual dos ambientes hospitalares e identificar as áreas que se beneficiariam mais com uma higienização completa, ou em casos específicos, uma reforma”.
O estudo sobre contaminação em ambiente hospitalar foi pontual, já que a investigação é mais ampla e quer explorar toda população bacteriana que possa representar perigo para a saúde pública. Outro trabalho recente do grupo utilizou as mesmas técnicas para analisar notas de dinheiro e encontrou diversos agentes patogênicos oportunistas. “E estamos planejando iniciar um estudo para investigar o microbioma no sistema de ar condicionado nas diferentes linhas de metrô”, adianta Sabri Sanabani.
Foto: Cecília Bastos

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Cuidados com o consumo de energéticos



Nos Estados Unidos, cerca da metade dos casos de insuficiência hepática aguda é provocada por medicamentos, plantas medicinais ou suplementos alimentícios, segundo os autores do artigo. Agora, segundo noticia a British Medical Journal (BMJ), um americano de 50 anos sofreu hepatite aguda provocada provavelmente pelo consumo excessivo de bebidas energéticas. Trata-se de um trabalhador da indústria de construção que passou a consumir muita bebida energética, de uma marca não revelada.
O paciente bebeu entre quatro e cinco garrafas de energético por dia, e cada uma tinha o dobro do limite máximo diário recomendado de vitamina B3 (niacina), mas sem superar a quantidade considerada tóxica. "A hepatite foi provocada provavelmente por um consumo excessivo de bebidas energéticas e, em particular, de vitamina B3", apontam os autores do artigo, membros do Colégio de Medicina da Universidade da Flórida.
O noticiário registra que, quando o o paciente compareceu à emergência hospitalar,  já estava há duas semanas sofrendo de dor do estômago e vômitos, com icterícia e urina escura. A médica O paciente tinha o vírus da hepatite C (HCV), mas esta não foi a causa da hepatite aguda, disse à AFP Jennifer Nicole Harb, uma das autoras do artigo publicado, disse que o paciente tinha o vírus da hepatite C (HCV), mas, segunda ela, esta não foi a causa da hepatite aguda.
No tratamento do paciente, as  análises revelaram uma elevada concentração de enzimas chamadas transaminases, sinal de que o fígado está afetado. Uma biópsia mostrou que o homem sofria de uma hepatite aguda severa, com necrose e redução da secreção biliar.


quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Estados Unidos de olho no consumo de Nutella no país



Ferrero quer que a informação nutricional em destaque no rótulo da Nutella diga respeito a uma porção menor. EUA têm dúvidas sobre as quantidades ingeridas e foram perguntar online
A italiana Ferrero, casa mãe da Nutella, quer que a agência norte-americana para a alimentação e medicamentos (Food and Drug Administration, ou FDA no original) altere a informação nutricional colocada bem em destaque na parte frontal dos potes com creme de avelã e cacau. Em causa, o tamanho da porção: a FDA considera que a Nutella é um 'topping' de sobremesa e que, em média, cada dose servida ronda as duas colheres de sopa, o que equivale a 37 gramas e 200 calorias por porção. Ora, é este número que vem estampado no pote, pelo menos nos EUA - no Reino Unido ou mesmo em Portugal, o número de calorias é melhor porque se considera que são ingeridos menos gramas por dose: apenas 15 gramas, e 81 calorias.
A luta da Ferrero é esta: se noutros países os amantes de Nutella comem menos por porção, não há razão para assustar os norte-americanos com as 200 calorias de uma porção maior. Querem assim que os EUA reclassifiquem o creme, o tirem da categoria dos 'toppings' e o coloquem na categoria das compotas, em que se considera que a porção média ingerida é de uma colher de sopa, 20 gramas no máximo.
A razão para que a dose de Nutella não seja equivalente à das compotas nos EUA relaciona-se, antes de mais, com a tradição: a ideia de que são sempre ingeridas duas colheres de sopa de cada vez vem já da década de 1990, recorda a BBC, quando o creme era colocado muitas vezes no topo de uma bola de gelado. Já a Ferrero alega que os tempos mudam e que hoje, nos EUA, o creme para barrar é sobretudo ingerido com pão ou tostas, em doses mais reduzidas, tal como um doce de fruta. A diferença do número de calorias por porção no rótulo frontal, garante a empresa, fará diferença, uma vez que a informação nutricional influencia, obviamente, os compradores no supermercado.
Perante as duas versões, a FDA decidiu recolher informação online e perguntar aos norte-americanos: afinal, quanta Nutella comem de cada vez que abrem o frasco? Numa página para o efeito na Internet, um texto detalha como poderão fazer chegar as respostas à entidade, respostas estas que poderão ser enviadas até ao dia 3 de janeiro de 2017.
Já a Ferrero conduziu um inquérito que contou com a participação de 722 mães que compram Nutella, e chegou à conclusão de que 74% comem o creme em torradas ou sanduíches.
No entanto, mesmo que a Nutella seja "reclassificada" como uma compota nos EUA e no rótulo a informação nutricional colocada seja para uma porção menor, o creme continuará a ser duas vezes mais calórico do que um doce de morango, por exemplo, que tem cerca de 50 calorias por cada colher de sopa ingerida - a Nutella chega praticamente às 100.

Fonte: Diário de Notícias - Portugal

Contaminação pelo corte de frios

Corte de frios pode levar a contaminação por bactéria

"Listeria" sobrevive a temperaturas muito frias e a alimentos com muito sal

Pesquisa da mestranda Daniele Faria, orientada pela professora Bernadette Franco, coordenadora do Centro de Pesquisa em Alimentos/ Food Research Center (FoRC) da USP, mostra como se dá a contaminação cruzada da bactéria Listeria monocytogenesno processo de corte de frios. A contaminação cruzada é o processo de transferência de micro-organismos de um alimento contaminado para outro não contaminado. No estudo, ela simulou em laboratório a contaminação cruzada em um fatiador de frios e conseguiu demonstrar que essa bactéria é transferida a duas centenas de fatias de rosbife cortadas por um aparelho contaminado com o micro-organismo.
O estudo comprova que, apesar de o processamento térmico desses alimentos ser suficiente para eliminar esse micro-organismo, a ocorrência de contaminação cruzada pós-processamento pode resultar em aumento do risco à saúde do consumidor. AListeria monocytogenes é uma bactéria que pode colocar em risco a vida de pessoas com imunidade baixa e a dos bebês durante a gravidez. O micro-organismo é um patógeno que pode estar presente em alimentos prontos para o consumo, pois são mantidos em refrigeração e possuem longa vida de prateleira, favorecendo a multiplicação deste patógeno. “O Brasil precisa estudar melhor essa bactéria. Trata-se de um patógeno que sequer aparece nas nossas estatísticas epidemiológicas”, afirma Daniele.
Listeria monocytogenes é causadora da doença listeriose, infecção que tem incidência baixa, mas alto grau de severidade e alto índice de mortalidade (20% a 30%) e cujos sintomas em um adulto normal são semelhantes aos da gripe.”Trata-se de uma bactéria que pode causar problemas sérios em gestantes, recém-nascidos, idosos e pacientes debilitados e imuno-deprimidos”, alerta. “No caso das gestantes, a listeriose materno-fetal ocorre com mais frequência no último trimestre da gestação. Os sintomas iniciais são semelhantes a uma gripe, com febre, mialgias e dor de cabeça, seguidos de complicações, como aborto, feto natimorto, nascimento prematuro e infecções neonatais”, explica.
Já alisteriose invasiva, se caracteriza por bacteremia, doença caracterizada pela grande presença de bactérias no sangue, com ou sem focos evidentes de infecção, ou por afetar o sistema nervoso central podendo causar meningite, meningoencefalite e abscessos no cérebro. “Afeta pincipalmente pacientes com mais de 50 anos, causando febre, alterações na percepção sensorial e dor de cabeça”, acrescenta.
Contaminação
Para estudar a extensão da contaminação cruzada, Daniele adquiriu uma peça de rosbife não contaminado, inseriu a bactéria em uma peça e a cortou. Depois de contaminado o cortador, ela passou a fatiar uma peça não contaminada. O processo foi feito em laboratório, mas em temperatura ambiente. Ela estudou cada uma das fatias, verificando quantas bactérias estavam presentes, e descobrindo que até a ducentésima fatia ainda havia presença da Listeria monocytogenes. “Apesar da transferência de bactérias de uma fatia para outra ir decrescendo, em número, a pesquisa mostra que a contagem na última fatia obtida é alta”, aponta.
Segundo Daniele, essa bactéria sobrevive a grande variação de temperatura — de quatro graus negativos até 50 graus Celsius. Portanto, o problema pode se dar tanto em locais onde as pessoas pedem o produto fatiado quanto para quem compra a peça inteira ou ainda fatiada e acondicionada em embalagens de isopor. “Se o alimento contaminado estiver em uma bandeja, a bactéria pode sobreviver ao processo de resfriamento”, completa. “A Listeria sobrevive a temperaturas muito frias e a alimentos com muito sal, então esse tipo de produto é ideal para ela se estabelecer”, diz.
Um dos principais objetivos de Daniele com a pesquisa é alertar as autoridades sanitárias no Brasil. “O País não tem legislação para garantir que produtos como o rosbife e outros frios estejam livres da Listeria, bem como exigir um processo de limpeza e sanitização adequados em locais de fatiamento, e não faz alertas para os grupos mais vulneráveis ao risco de contaminação”, conclui.
Criado em 2013, o FoRC é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) reúne equipes multidisciplinares e infraestrutura laboratorial de diferentes instituições de pesquisa do Estado de São Paulo, como USP, Unicamp, Unesp, Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) e Instituto Mauá de Tecnologia (IMT). Suas linhas de pesquisa estão estruturadas em quatro pilares: Sistemas Biológicos em Alimentos; Alimentos, Nutrição e Saúde; Qualidade e Segurança dos Alimentos; e Novas Tecnologias e Inovação. Atualmente, cerca de 30 pesquisadores integram o FoRC.
Da Acadêmica Agência de Comunicação - www.academica.jor.br
Foto: Wikimedia Common

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Uma peça útil em seu quarto


VENDO UMA CÔMODA

Vendo também um guarda roupa três portas de correr e nove gavetas; mais uma cômoda; duas fritadeiras de batata; uma cortadeira de batata; uma vitrine para salgados; um porta doces; além de um freezer duas portas comercial modelo Eletrolux 500 litros.. ..tel 21) 96600- 1831 (21) 96547- 1835




Ganhe dinheiro ou use em sua casa



VENDO DUAS FRITADEIRAS E TAMBÉM
UMA CORTADEIRA DE BATATAS
Vendo também um guarda roupa três portas de correr e nove gavetas; mais uma cômoda; duas fritadeiras de batata; uma cortadeira de batata; uma vitrine para salgados; um porta doces; além de um freezer duas portas comercial modelo Eletrolux 500 litros.. ..tel 21) 96600- 1831 -21) 96547- 1835

Excelente negócios para você!!!

VENDO UM GUARDA ROUPA
DE SEIS PORTAS E NOVE GAVETAS
Vendo
um guarda roupa três portas de correr e nove gavetas; mais uma cômoda; duas fritadeiras de batata; uma cortadeira de batata; uma vitrine para salgados; um porta doces; além de um freezer duas portas comercial modelo Eletrolux 500 litros.. ..tel 21) 96600- 1831 -21) 96547- 1835

Uma ótima oportunidade de negócios

VENDO FREEZER ELETROLUX
DE DUAS PORTAS COMERCIAL 500 LITROS
Vendo também um guarda roupa três portas de correr e nove gavetas; mais uma comôda; duas fritadeiras de batata; uma cortadeira de batata; uma vitrine para salgados; um porta doces; além de um freezer duas portas comercial modelo Eletrolux 500 litros.. ..tel 21) 96600- 1831 -21) 96547- 1835

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Patrícia Bertoni



Nutricionista dá dicas sobre como evitar anemia

Bateu um cansaço, falta de apetite, menor disposição para o trabalho, dor de cabeça? Cuidado! Esses e outros sintomas juntos podem ser um sinal de anemia. A anemia ocorre quando uma pessoa apresenta os níveis de células vermelhas do sangue abaixo do normal, o que pode levar a outras complicações ou doenças. 

Segundo Patrícia Bertoni, nutricionista da clínica de estética Onodera- Niterói, existem muitas causas possíveis de anemia por deficiência de ferro. A condição pode surgir de ingestão inadequada de ferro devido a uma dieta pobre (como o estilo de vida vegetariano com ferro heme insuficiente); absorção inadequada resultante de diarréia, acloridria, doença intestinal, gastrite atrófica, gastrectomia parcial ou total ou interferência medicamentosa; utilização inadequada secundária a distúrbios gastrointestinais; maior necessidade que ocorre durante a infância, adolescência, gravidez e lactação; maior excreção devido ao excesso de sangue menstrual; hemorragia proveniente de lesão, ou perda sangüínea crônica decorrente de úlcera hemorrágica, hemorróidas sangrantes, varizes esofágicas, enterite regional, colite ulcerativa, parasitoses (ancilosmíase) ou doenças malignas; ou liberação excessiva de ferro devido à inflamação crônica ou outro distúrbio crônico.

Patrícia dá umas dicas de como proceder:
1- O cozimento do alimento facilita a quebra de ligantes presos ao ferro, aumentando a disponibilidade do metal no intestino; 
2- A absorção também é influenciada pela forma de ferro na dieta. O ferro heme, presente nas carnes vermelhas, peixes e aves, é melhor absorvido que o ferro não heme, que também pode ser encontrado em ovos, grãos, vegetais e frutas; 
3- Para melhorar a taxa de absorção de ferro não-heme, que varia entre 3 e 8%, devemos acrescentar ácido ascórbico; 
4- A digestão de carnes, peixes e aves podem induzir a liberação de aminoácidos (particularmente cisteína) e polipeptídeos no intestino delgado alto, que se juntam ao ferro não-heme formando complexos absorvíveis; 
5- O uso de panelas de ferro é uma prática antiga. De fato alguns estudos demonstram aumento do teor de ferro nos alimentos preparados nesse utensílio, mas ainda faltam estudos clínicos, a fim de que seja avaliada a biodisponibilidade desse ferro. 

Os fatores anti-nutricionais que inibem a absorção do ferro em vários graus devem ser retirados da alimentação. A nutricionista cita alguns e explica:
- Carbonatos – presente nos refrigerantes; 
- Oxalatos (presente no espinafre, na beterraba, no cacau em pó, ruibarbo, acelga, pimenta, gérmen de trigo) – “Sim!!! Beterraba e espinafre devem ser consumidos com moderação, pois pode prejudicar absorção de nutrientes inclusive do ferro”, explica Patrícia; 
- Fosfatos e fitatos (presente no pão sem fermentação, cereais não refinados e grãos de soja) e fatores na fibra vegetal;
- Chás (junto das refeições) pode reduzir a absorção de ferro não-heme, em torno de 50%, através da formação de compostos de ferro insolúvel com tanino. “Sim, o mate está entre eles! O cafezinho também poderia provocar o mesmo efeito”, diz. 
A nutricionista alerta também para o ácido etilenodiaminotetracético (EDTA). “Fique atento aos rótulos!!!! Esse ácido é um conservante alimentar e provoca 50% de redução na absorção de ferro não heme”, finaliza Patrícia.

Serviço: 
Onodera Estética Niterói
Endereço: Av. Roberto Silveira, 464, Icaraí - Niterói
Telefone: (21) 3619-8585
Estacionamento com manobrista

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Saúde, Bem-Estar e Qualidade de Vida

O APAGADOR DIGITAL está de volta. Dessa vez, estamos direcionando as publicações do blog para uma importante área que cada vez mais cresce em importância e interesse do grande público: saúde, bem-estar e qualidade de vida entre outros pontos serão os temas abordados neste espaço. Para isso, contamos com a colaboração da supervisora da Herbalife, Sonia Sueli Lima, com currículo na área de saúde do Estado do Rio, entre outras atualizações.
Para quem pensa em emagrecimento, sem comprometimento da saúde, Sonia Lima é a sua própria propaganda. Em pouco espaço de tempo saiu de um quadro de obesidade, doenças em geral, para a busca da vida saudável com a perda de 17 quilos em torno de sete meses.

NÃO PERCA TEMPO. PERCA PESO
COM RAPIDEZ E SAÚDE
De maio a dezembro de 2015, Sonia eliminou 17 kilos. Não foi milagre, mas apenas utilizando nutrição Herbalife.
Você também pode eliminar peso com rapidez e sem comprometer sua saúde. Não é remédio. Trata-se de alimentação balanceada, com os nutrientes que seu organismo necessita.
Fale com Sonia Lima: consultora independente Herbalife
Telefone: (021) 96600-1831
www.visiteherbalife.com/soniasuelibatista/pt/page/4575


sexta-feira, 24 de junho de 2016

24 DE JUNHO - Viva São João

REFLEXÃO DE QUINTAL - Tem gente que não faz e desfaz de quem faz (Mauricio Figueiredo)


CALAMIDADE - Convidaram a pobre da onça para a festa dos homens que carregavam a tocha reluzente. No fim da história, a onça deu no pé e perseguida levou um tiro da gente... Isso sim é calamidade, o resto é apenas resultado de tanta roubalheira...
(Pequenas histórias olímpicas)

O QUE É INTRANSIGÊNCIA - Dois atos recentes demonstram o quanto grande parte de brasileiros está longe de uma mentalidade verdadeiramente democrática. Primeiro, a tentativa de ridicularização do senador Lindbergh, quando, talvez por um ato falho, citou a China como exemplo de país neoliberal, sendo evidente que se referia ao Chile. Ato falho, é coisa comum a qualquer um de nós. Muitas vezes, no calor da emoção trocamos as bolas. Outra, talvez mais grave, a hostilidade ao Paulinho da Força Sindical em pleno voo por um grupo de passageiros, colocando o próprio voo em risco, caso houvesse reação do hostilizado ou se tivesse acompanhado por alguns de seus correligionários.
São dois episódios que retratam nosso atraso cultural e vivência democrática...

ARDBOLA
LITTLE YELLOW NELE - Estava ontem assistindo Flamengo e Santa Cruz, no Arruda, no Recife, com meu amigo inglês John Herman, torcedor do Liverpool, quando em um dado momento o gajo encantado com o futebol do Ayrão, não se conteve e profetizou: "Little Yellow Nele - Amarelinha Nele! Amarelinha Nele!"

Foto de Mauricio Figueiredo.

APAGADOR DIGITAL
Cabeçalho
Escola Municipal 3-9 Pareto - Professora: Alba da Silva Moraes
Aluno: Mauricio Paiva - Turma: primêro ano
Aula de Comunicação e Linguagem -
1 - Se você não concordar com o coleguinha é só falar que não concorda.
2 - Se você quiser é só mostrar porque não concorda.
3 - Se o coleguinha não concordar com você, não precisa brigar com o coleguinha.
4 - Quando você crescer vai aprender que ninguém é obrigado a pensar igual a você.
__ Fessora: Quando é que a gente cresce?
__ Alguns só crescem quando morrem...

Foto de Mauricio Figueiredo.

APROVAÇÃO GOSPEL


24 DE JUNHO - DIA DE SÃO JOÃO
O balão vai subindo
Vem caindo a garoa
O céu é tão lindo
E a noite é tão boa
São João, São João,
Acende a fogueira
Do meu coração

APROVAÇÃO AUTOMÁTICA

Três envolvidos em estupro coletivo têm prisão preventiva decretada
 2ª Vara Criminal Regional de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, recebeu a denúncia do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e decretou nesta quinta-feira, dia 23, a prisão preventiva dos réus Raí de Souza, Raphael Assis Duarte Belo e Moisés Camilo Lucena, acusados de participarem do estupro coletivo de uma adolescente de 16 anos, na Comunidade da Barão, na Praça Seca, em Jacarepaguá, ocorrido no dia 21 de maio.
Na mesma decisão, a pedido do MPRJ, foi arquivado o inquérito em relação a Lucas Perdomo Duarte Santos e também rejeitada a denúncia referente a Sérgio Luiz da Silva Júnior, conhecido como “Da Russa”, tendo em vista a inexistência de indícios de sua participação nos crimes, sendo revogada a sua prisão temporária.
Grupo de trabalho descobre ação coordenada de fraudes processuais

A juíza Marcia Correia Hollanda, da IV Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis (JEC), ao analisar um processo no qual o nome de uma das partes era citado com diversas grafias, sobrenomes alterados e dois CPFs distintos, descobriu que foram ajuizadas 14 ações semelhantes do mesmo autor. Todas eram contra empresas de varejo alegando compras eletrônicas de alto luxo, cujos produtos não haviam sido entregues, com a peculiaridade de que os boletos eram juntados às vésperas das audiências, contendo autenticação mecânica da Caixa Econômica Federal - que informou nos autos que o padrão de autenticação não é o utilizado pela instituição.
Investimento do TJRJ aumentou vigilância em fraudes
A identificação da fraude é mais um resultado do investimento que o TJRJ realiza na digitalização dos processos. O Grupo de Trabalho criado pela Portaria 231/2016, pela Presidência do Tribunal, para vasculhar irregularidades no ingresso de ações nos Juizados Especiais Cíveis, elaborado em 2016 pela Presidência do TJRJ, sob a coordenação do juiz Flavio Citro, da 1ª Turma Recursal, monitora permanentemente os processos para evitar esse tipo de fraude. O Comitê Gestor de Informática do TJRJ auxilia o Grupo de Trabalho, fornecendo ferramentas de gestão judiciária que facilitam a detecção das fraudes.
Inscrições para o Parlamento Juvenil prorrogadas 

Mais de 90 alunos de escolas públicas estaduais serão eleitos e vão representar suas cidades na Alerj
As inscrições para o Parlamento Juvenil foram prorrogadas até o próximo dia 30. Alunos do 1° e do 2° ano do Ensino Médio de escolas públicas estaduais, com idade entre 14 e 17 anos, podem participar. Mais de 90 estudantes serão eleitos e vão representar suas cidades na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O interessado deve acessar o site www.parlamento-juvenil.rj.gov.br e preencher a ficha de inscrição.


quarta-feira, 22 de junho de 2016

Mundo do Samba - Adriana Vieira



Nega Chic realizará desfile na Carnavália-Sambacon

A Nega Chic Acessórios, que trabalha na produção e venda de acessórios e projetos sociais, estará na 3ª Feira de Negócios do Carnaval, a Carnavália-Sambacon, com lançamentos exclusivos assinados pelas artistas plásticas Vanusa Soares e Maria Adelaide Amaral. As novidades poderão ser conferidas no stand da grife entre os dias 23 e 25 de junho, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. 

De acordo com a criadora e responsável pela Nega Chic, Elisa Santos, a participação na feira vai focar dois leques: produção e acessórios. Na parte de produção, serão realizados desfiles com os temas "Magia dos Pincéis" e "Inspiração Abayomi", na sexta-feira, dia 24, entre 19h e 19h30.  

"A Carnavália oferece oportunidade de fazer negócios e expor produtos, serviços, ideias e realizar parcerias. Abriremos o desfile com um solo de duas escravas vestidas com um dos nossos acessórios, depois uma apresentação ao som de Orumilá, e encerraremos com a presença de uma porta-bandeira premiada do Grupo Especial. Estaremos comercializando nossos acessórios em nosso stand", ressaltou Elisa.

Na parte dos acessórios, segundo Elisa, a Nega Chic vai expor a linha de acessórios como anéis, colares, pulseiras e turbantes. "Vamos apresentar e expor alguns acessórios como turbantes, que na África é o símbolo de coroação das mulheres, com tecidos simples e coloridos; colares, pulseiras e anéis de fabricação própria; apresentar e comercializar as bonecas Abayomi como chaveiros, e como diz a lenda: "quem presenteia alguém com esse símbolo, estará oferecendo o que há de melhor seu para essa pessoa". Os turbantes serão enrolados na hora e quem comprar um, ganhará outro para doação às mulheres portadoras de câncer. A Nega Chic trabalha com a auto-estima da mulher, em oficinas e em projetos sociais. O Carnaval é uma cultura que precisa não só oferecer alegria, mas ajudar através de doações às pessoas que necessitam", destacou Elisa Santos.

A equipe conta com 30 profissionais que estarão participando da feira. O contato e comercialização dos acessórios da Nega Chic pode ser feito pelo email: negachicproducoes@gmail.com ou pelo telefone (21) 3274-4015.

Vamos colocar as barbas de molho!!!


PAPA FRANCISCO


LIONEL MESSI


Argentina - Prêmios Nobel

  1. César Milstein, Fisiologia ou Medicina, 1984
  2. Adolfo Pérez Esquivel, Paz, 1980
  3. Luis Federico Leloirnasc. França, Química, 1970
  4. Bernardo Houssay, Fisiologia ou Medicina, 1947
  5. Carlos Saavedra Lamas, Paz, 1936

Estou começando a achar que Deus é argentino

terça-feira, 21 de junho de 2016

Calamidade

Convidaram a pobre da onça para a festa dos homens que carregavam a tocha reluzente. No fim da história, a onça deu no pé e perseguida levou um tiro da gente... Isso sim é calamidade, o resto é apenas resultado de tanta roubalheira...

(Pequenas histórias olímpicas)


segunda-feira, 20 de junho de 2016

CEP 20.000

Sarau da Justiça estreia nesta quarta e traz como CEP 20.000 como primeiro convidado

Um dos grupos mais tradicionais e atuantes do Rio de Janeiro, o Centro de Experimentação Poética, mais conhecido como CEP 20.000, é o primeiro convidado do Sarau da Justiça, que até novembro vai promover sessões de poesia, música, performance e outras intervenções artísticas no antigo Palácio da Justiça. A sessão de abertura é na quarta-feira, 22/06, às 19h, no pátio interno do Palácio, e estão programadas participações de artistas como Zarvoleta Blues Band, Vitor Paiva, Botika Búfalo, Gabriel Pardal, Juliana Travassos, Italo Diblasi, Ana Frango Elétrico, Projeto Som e João Duarte Waddington. A ação faz parte do programa Cultura é Justiça, idealizado pela Diretoria-Geral de Comunicação e de Difusão do Conhecimento, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
Com curadoria do Coletivo Peneira, o Sarau da Justiça, terá, além do CEP 20.000, a participação do Sarau Pedra Pura Poesia (27/07), que é organizado pelo Coletivo Mulheres de Pedra, de Pedra de Guaratiba; do Corujão da Poesia (21/09), tradicional encontro de poetas criado por João Corujão; e do Sarau do Escritório (05/11), realizado pelo Coletivo Peneira que, em 2015, para entender melhor esse efervescente movimento cultural fez um levantamento que resultou no Mapeamento dos Saraus da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, disponível online (http://mufaproducoes.com/mapeamento-de-saraus-rj/), revelando a existência de 133 grupos ativos no Rio de Janeiro.
Além de incentivarem a leitura e a literatura e despertarem a sensibilidade, esses encontros - em que se apresentam autores novos e consagrados, em que são declamados poemas inéditos e conhecidos - também contribuem para discussões importantes sobre uso de espaço público, mobilidade, circulação, cidadania e acesso às artes e bens culturais.
Ao abrir suas portas para esse movimento democrático, que dá voz a variados grupos, mobilizando gente de diferentes idades, interesses e classes sociais, o TJRJ cumpre seu papel de estreitar o diálogo com a sociedade por meio da arte e da cultura.
SERVIÇO
Sarau da Justiça 2016:
Sempre às quartas-feiras, 19h
22/06 – CEP 20.000
27/07 – SARAU PEDRA PURA POESIA
21/09 – CORUJÃO DA POESIA
05/11 – SARAU DO ESCRITÓRIO
Curadoria: Coletivo Peneira
Entrada gratuita


Classificação livre

domingo, 19 de junho de 2016

Hotel das Estrelas

NA VITROLA - Hotel das Estrelas, 

Jards Macalé

"RIO, MAS TAMBÉM

POSSO CHORAR..."


sábado, 18 de junho de 2016

Escola para a vida

Não vejo mérito
em ninguém ir para a cadeia.
Acho que a grande lição
da vida é mandar
alguém para a escola
que ensine a não 
matar, não roubar
e a saber amar
quando crescer


quinta-feira, 16 de junho de 2016

Mundo do Samba - Unidos da Ponte


Escola anuncia o novo primeiro casal

A Unidos da Ponte, que em 2017 homenageará o cantor e compositor Roberto Ribeiro, com o enredo "Roberto Ribeiro, o menino rei", que será desenvolvido pelo carnavalesco André Wonder, anunciou a contratação da porta-bandeira Marcela Tavares, que já passou por diversas escolas, e que se juntará ao mestre-sala Johny Matos, que há dez anos defende o pavilhão meritiense. O presidente Gustavo Barros destacou o trabalho e a experiência de Marcela Tavares, acrescentando que está fortalecendo os quesitos de pontuação para chegar ao título em 2017. "A porta-bandeira chega para somar e junto com o mestre-sala, conquistarem os quarenta pontos. Seja bem-vinda à nossa escola e a comunidade meritiense", ressaltou.
Marcela Tavares, 19 anos, assistente financeira, começou a dançar com oito anos na Escola de Mestre-Sala e Porta-Bandeira de mestre Dionísio. "Comecei nas escolas mirins Nova Geração do Estácio e Estrelinha da Mocidade. Em seguida, fui porta-bandeira da União do Parque Curica; primeira porta-bandeira da Unidos do Cabuçu; e primeira porta-bandeira da Lins Imperial. Em ambas escolas, eu e meu mestre-sala, fomos nota máxima. Vamos iniciar os ensaios a partir de da próxima semana. Primeiro vamos alinhar nossas danças, pois nunca dançamos juntos, para depois elaborarmos a coreografia em cima do samba-enredo de 2017", disse Marcela.
O mestre-sala Johny Matos, que trabalha como feirante, por sua vez, já é cria da escola, pois está há dez anos na Unidos da Ponte. "Participei de dois projetos, um na escola de samba Independente da Praça da Bandeira e, outro, na Grande Rio. Sempre fui em busca de novos desafios e aprendi muita coisa com o  Sandro Avelar, que na época era mestre-sala, e com meu padrinho Rogerinho. Passei pela Praça da Bandeira, Boi da Ilha, Acadêmicos do Dendê, Império Serrano e Grande Rio. Foi na Independente da Praça da Bandeira que recebi o convite do carnavalesco Ricardo Paulino para fazer um teste na Unidos da Ponte, e onde tudo começou. Estou na escola há dez anos e agora vou dançar com a Marcela Tavares. Nosso ensaio começa semana que vem, vamos preparar algo inovador para conquistarmos os quarenta pontos", destacou o mestre-sala.