Cultura e Diversão sem Pôr a Mão No Bolso
Os cariocas agora têm mais um motivo para visitar o Centro do Rio: as visitas teatralizadas, queapresentam o Antigo Palácio da Justiça, em novembro são semanais. Neste sábado, 21/11, às 16h, será a vez do jurista Ruy Barbosa e Têmis, a deusa grega das leis e dos juramentos, personagens-guia vividos por Eduardo Diaz e Dulce Penna de Miranda, ciceronear os visitantes através do prédio histórico. Já no outro sábado, 28/11, o público será recebido pelos imperadores bizantinos Justiniano, O Grande, e sua esposa, Teodora, interpretados pelos atores Andrêas Gatto e Amanda Grimaldi Lerias.
As visitas teatralizadas integram o programa Por Dentro do Palácio, promovido pelo Centro Cultural do Poder Judiciário, são realizadas de forma lúdica e informativa e indicadas para todas as idades. A entrada é gratuita e as senhas são distribuídas 15 minutos antes do início da visita (16h), no foyer do antigo Palácio da Justiça (Rua Dom Manuel, 29, Centro, Rio, RJ).
O Roteiro
Na visita, os cicerones relatam fatos da história do Rio e da Justiça brasileira e revelam um pouco sobre a sua própria trajetória. Assim, os visitantes descobrem que Justiniano foi o autor do Corpus Juris Civilis, compilação de leis do direito romano que serviu de base para o sistema jurídico do Brasil, entre outros países, e que Teodora foi uma plebeia que se tornou imperatriz; conhecem a arquitetura e as funções do Salão Histórico do Primeiro Tribunal do Júri, o Salão dos Passos Perdidos, a Biblioteca de Obras Raras.
Além das áreas históricas, também têm a oportunidade de conhecer as instalações do Centro Cultural, como a Sala de Acervo de Figurinos do “Teatro na Justiça”, e a Sala Multiuso, projetada especialmente para receber peças de teatro, recitais de música, projeções de vídeos e que foi construída na área que era o antigo calabouço do Palácio da Justiça.
Foto: Marcelo Carnaval
Nenhum comentário:
Postar um comentário